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3 tendências de SEO para 2025

O cenário de otimização de mecanismos de busca (SEO) está em constante mudança. A cada ano, novas tecnologias e fatores de classificação agitam as páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) e forçam os profissionais de marketing a reavaliar suas estratégias de SEO.

A melhor maneira de ficar à frente da curva com essas mudanças é olhar para as tendências emergentes de SEO. Exploraremos 3 tendências de SEO, por que elas são importantes e o que elas significam para sua estratégia de SEO em 2025:

  1. Visões gerais de IA
  2. Otimizando sinais EEAT
  3. Aumento do tráfego para fóruns

Ao longo do caminho, daremos algumas dicas de especialistas de um dos nossos consultores de marketing web, então fique ligado!

1. Visões gerais da IA

AI Overviews (anteriormente conhecidas como Search Generative Experiences) aparecem acima das classificações orgânicas nos resultados de pesquisa. Basicamente, são respostas geradas por IA para consultas, com informações extraídas de fontes de classificação superior na web.

Embora apenas 7% das pesquisas apresentem AI Overviews, você pode esperar que o conteúdo adaptado para perguntas baseadas em respostas veja tráfego reduzido. Por quê? AI Overviews estão respondendo a essas consultas diretamente nos resultados de pesquisa , levando a mais instâncias de pesquisas de clique zero.

Então, como você aumenta a visibilidade do seu site em um mundo onde os resultados de IA estão reinando supremos? Primeiro, direcione o conteúdo do meio do funil para evitar consultas baseadas em perguntas que não se concentram em “o quê”, “onde” e “como”.

Ou você pode otimizar seu conteúdo baseado em perguntas do topo do funil para obter resultados de IA seguindo estas dicas:

  • Otimizar para sinais EEAT
  • Responda claramente à intenção de pesquisa do usuário
  • Melhore a rastreabilidade do seu site
  • Mantenha o conteúdo atualizado e relevante
  • Gerar autoridade de marca

2. Otimizando os sinais EEAT

Como mencionamos, os mecanismos de busca estão se tornando cada vez mais dependentes de AI Overviews e resumos. Por isso, otimizar os sinais EEAT do seu conteúdo (conhecidos como Experience, Expertise, Authority e Trust) será uma das principais tendências de SEO em 2025.

Por quê? O Google e os mecanismos de resposta de IA, como ChatGPT e Gemini, são treinados para mostrar aos pesquisadores conteúdo útil e confiável , entre outros fatores. Então, quando se trata de aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa de IA ou aumentar suas chances de aparecer em respostas em plataformas de IA, otimize seu conteúdo para EEAT para dar ao seu conteúdo uma chance de lutar.

Então, como você demonstra EEAT para o Google e mecanismos de resposta de IA? Comece seguindo estas práticas recomendadas:

  • Respondendo à intenção de pesquisa do usuário e abordando diretamente outras consultas relacionadas
  • Deixando a experiência informar seu conteúdo
  • Usando multimídia para dar às pessoas opções sobre como vivenciar seu conteúdo
  • Sinalizando confiança e autoridade (certificações, prêmios, biografias de autores, estudos de caso, etc.)

3. Aumento do tráfego para fóruns

Um dos maiores desenvolvimentos de SEO a acontecer em 2024 é o aumento da visibilidade de fóruns como Reddit e Quora nos resultados de pesquisa. Na verdade, o Google tem um espaço dedicado a fóruns em SERPs:

A mudança do Google para destacar informações em primeira mão de usuários da Internet sobre tópicos de interesse já teve um grande efeito no SEO, desviando tráfego de pesquisa de outros resultados orgânicos, e esperamos que continue assim em 2025.

Para combater esse tráfego de pesquisa perdido, tente impulsionar sua presença em fóruns por meio de postagens orgânicas para se posicionar melhor como uma voz proeminente do setor. Ou considere executar campanhas de anúncios em fóruns nos quais seu público passa tempo, junto com promoção de conteúdo estratégico.

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